12 de dezembro de 2008

Muffin de Damasco & Nozes



Então, esses muffins teve vários problemas, e o resultado não foi o esperado. É que eu usei a receita do Le Cordon Bleu - Muffin e está em português de Portugal, eu só fui reparar isso quando não entendi algumas palavras e daí aconteceu o problema. Eu fiz para o aniversário da minha avó, ela adorou e devorou todos. Eu achei borrachento para caramba e a massa muito pesada, mas acho que é por que eu to acostumado com os cupcakes, que são mais leves, ou é por que a receita era de tâmaras e eu usei damascos, ou eu errei feio na hora de mexer a massa(o mais provável). Daí eu decorei uma cesta em formato de coração e coloquei os muffins dentro com uma carta. Minha vó chorou rios, pois eu fui entregar de manhã cedo para ela. Ah, e emcima dos muffins eu coloquei geléia de damasco e um damasco, para dar um charme, mas ficou feio de mais. Então, eu acho que errei feio nessa receita, mesmo minha avó, minha mãe e meu tio terem gostado(mas eles são família, e sempre gostam).

Muffin de Damasco & Nozes

300 gr de damascos secos picados
100 gr de margarina sem sal
115 gr de açucar mascavo
225 gr de farinha com fermento
75 gr de farinha de trigo(sem fermento)
250 gr de nozes picadas
2 ovos levemente batidos


1- Pré-aqueça o forno a 210ºC. Unte uma forma de muffin(ou coloque as forminhas). Numa panela, aqueça 250ml de água com os damascos, a manteiga e o açucar, até que a manteiga derreta. Deixe levantar fervura e tire do fogo e deixe a mistura esfriar.
2- Peneire a farinha e uma vasilha grande. Acrescente as nozes e misture. Faça uma cova no meio e coloque os ovos e a mistura de damascos. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. NÃO MEXA DE MAIS, DEIXE A MISTURA FICAR COM BOLINHAS (aqui que eu errei e mexi de mais, isso deixa a massa borrachenta, pelo o que o livro diz.)
3- Encha as forminhas em 3/4. Asse por 20 minutos ou até colocar um palito e sair seco. Retire do forno e deixe dar uma esfriada antes de tirar da forma. Deixe descansar sobre uma grade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário