14 de janeiro de 2009

Strogonoff de Chocolate



Bom, voltei de viagem há alguns dias, mas estava sem tempo para postar. Agora eu volto com a receita da sobremesa que eu fiz para o Natal. Sinceramente, essa sobremesa é aquelas que a gente faz de última hora, por que é tão rápida e pode ir quase tudo o que se tem em casa, que vai ficar bom igual, vocês já vão entender do que eu estou falando.

O melhor do strogonoff é que ele não faz muita sujeira e nem leva muito tempo, na verdade a única parte chata é bater as claras em neve, o que eu não acho que incomoda tanto assim, por que é tão fácil. Por isso que eu optei para fazer isso pro Natal, não me cansei nada e ficou pronta rapidinho, sem falar que quem não gosta de mousse de chocolate? Foi um sucesso e não sobrou nem um teco para contar história.

O problema, para mim, é que era meio doce de mais, por isso eu aconselho usarem o chocolate mais amargo. Eu usei aquele chocolate em pó "do Padre", mas eu achei doce. Então, eu adaptei a receita para barras de chocolate 60% de cacau, só que eu ainda não fiz, mas tenho certeza que fica menos doce e agrada muito mais o meu paladar.

Strogonoff de Chocolate:

2 latas de leite condensado
2 barras de chocolate amargo(No original: 8 colheres de achocolatado)
2 claras em nexe
2 latas de creme de leite sem soro
Nozes picadas(opcional)
Amêndoas picadas(opcional)
Passas(opcional)
Biscoitos quebrados(opcional)

1- Leve ao fogo o leite condensado com as duas barras de chocolate quebradas, cozinhando até o ponto do brigadeiro. Deixe esfriar.
2- Bata as claras em neve.
3- Acrescente o "brigadeiro" frio nas claras de neve, sempre mexendo. E depois o creme de leite.
4- Junte as nozes, amêndoas, passas, biscoitos...(Ou qualquer outro ingrediente de sua preferência.)

Dica: Se você preferir, não coloque nada e deixe ele como mousse. Decore com bombons ou raspas de chocolate.

Eu fiz com passas, e ficou muito gostoso. Dá próxima vez vou experimentar com pedacinhos de bolacha ou bombons, deve ficar muito bom.

Um comentário:

  1. eu faço esse doce tb mas misturo as claras em neve so com o creme de leite e coloco por cima sem misturar, coloco so pedaços de chocolate no meio e esse ano em cima do creme branco coloquei calda de chocolate de sorvete e os granulados de bolinha branca e preto ficou uma delicia

    ResponderExcluir